sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Jericoacoara - Fortaleza

Ah... estou eu aqui novamente falando das minhas férias!!!! Dessa vez pelo Brasil mesmo!
Jericoacoara é um paraíso natural, é um parque nacional ainda muito preservado e que de uns 10 anos pra cá se desenvolveu e ficou super valorizado, muitos nativos venderam seus lotes a preços baixos para outros brasileiros e estrangeiros que montaram comércios e pousadas, existe um grande número de italianos e franceses lá, muitos donos de restaurantes e de pousadas e até de agências de turismo local. Fomos para Jeri na segunda quinzena de janeiro, muito calor!

Saímos de Belo Horizonte voo da GOL com destino à Fortaleza, passamos a tarde e dormimos em Fortaleza e no dia seguinte bem cedinho fomos para Jeri. O caminho até Jeri foi muito cansativo, pegamos um transfer da Girafas Tour, mas o caminho chegando lá é simplesmente maravilhoso!!!!! Para chegar em Jeri passamos pelas dunas da Lagoa Seca, aí a ficha cai que você está a caminho do paraíso!

Jeri é perfeito para casais, família e turma de amigos, têm muitos passeios para fazer, forró, comida boa, receptividade, não dá vontade de ir embora.
Todas as manhãs fazíamos caminhada na beira da praia, tinha dia que dava pra ver até os peixes porque a maré fica baixa e formam as piscinas naturais e os peixinhos ficam presos nelas, o sol é forte mas como venta muito a caminhada é super agradável, no fim do dia íamos passeando até a duna do pôr do sol, muito lindo!!!

Então vamos às dicas:

Hotéis e Pousadas

Todos hotéis e pousadas foram reservados via booking.com, nunca tive nenhum problema.

Hotel Intercity Fortaleza - ótimo hotel, com academia e piscina. Localizado de frente para praia, perto da feira dos pescadores e a um quarteirão do restaurante mais famoso de Fortaleza, o Coco Bambu, passamos uma noite somente, o café da manhã muito bom também!Tem wi-fi.

Hotel Luzeiros - Passamos duas noites neste hotel, achei melhor que o Intercity. Localizado de frente para praia também, com academia, piscina e sauna,quarto amplo, cama ótima e tem internet wi-fi. O café da manhã é perfeito, fica uma cozinheira por conta fazendo omeletes e tapiocas, doces e salgadas, foi a melhor tapioca que já comi de coco com leite condensado!!!

Pousada O Refugio - Essa pousada foi um achado!!! Fica em Jericoacoara. A pousada é de um francês e quem toma conta são dois moradores da região, bem atenciosos.
A pousada possui somente dois quartos, um mais luxuoso e outro normal, mas muito bem decorado, com jardim de inverno dentro do banheiro, ar condicionado potente, isso é importante, a piscina tem hidromassagem e o café da manhã é servido separado na área que cada quarto tem, ótimo café da manhã, com frutas da região, crepes, mousses... tudo muito bom. Vale muito a pena, a pousada é muito bem localizada e muito nova.

Agências de Turismo

Girafas Tour - empresa de turismo que faz transfer de Fortaleza para Jericoacoara. A viagem é em um micro-ônibus, valor de R$ 60,00 por pessoa, tem outra forma de ir que é de Hilux, mas tem que ter mais um casal ou então tem que pagar R$450,00 sozinho, fizemos isso na volta porque a experiência da ida não foi boa. Tudo estava muito bom, até começar a ir de hotel em hotel para pegar os outros turistas e ter que ficar mais de uma hora esperando pessoas que não eram pontuais e a empresa também não importou a mínima com quem já estava naquele ônibus e iria fazer uma viagem longa, estava marcado pra sair de Fortaleza 9 horas, pegaram a gente no hotel 8 horas e só saímos de Fortaleza mais de 10 horas, um desrespeito, não indico essa empresa. Fomos com esse micro-ônibus até a cidade de Jijoca de Jericoacoara, porque para acabar de chegar em Jeri tinha que ser de caminhonete ou buggy, o combinado era que íamos chegar em Jijoca e o Luiz "Brad Pitt", como é conhecido o guia que nos ia levar até Jeri, já estaria nos esperando, mas não estava e ficamos no sol esperando as caminhonetes chegarem. A sorte é que depois a paisagem é tão maravilhosa que acabamos esquecendo todo esse mal estar.

Bares e Restaurantes
Fortaleza:

Sorveteria 50 Sabores - Tem em vários lugares de Fortaleza, só na orla da praia deve ter uma 3. Tomamos sorvete de Cajá, que é muito bom, de cupuaçu que é bem ruim, mucuripe ruim tb e siriguela achei ruim também rsrs, mas eu quis experimentar os sabores da região.

Barraca de Praia - foi o nosso primeiro almoço, acabamos de chegar e fomos nas barracas dos pescadores, fica bem na ponta da praia, por acaso em frente ao hotel que estávamos. Nessas barracas, nós escolhemos o peixe e ele é feito na hora, com o acompanhamento que quiser, o preço é muito bom e os peixes, lagosta e camarões bem frescos. Comemos um peixe e uma lagosta grelhada, muito gostoso, o problema é a quantidade de mosquito, isso da um pouco de irritação. Ficamos na barraca 47, o preço lá era mais barato, o pescador era o Tom.
Coco Bambu - fomos jantar, restaurante indicado por vários blogs e amigos, além de ser o mais votado no tripadvisor. O lugar simplesmente lota, da fila de espera, é bom chegar cedo. Comemos o peixe serigalo com legumes, é o prato mais demorado, mas muito gostoso. O preço é salgado pelo que se é servido, pois o serigalo não é um peixe caro e o acompanhamento era somente legumes.

Flor de Sal - Por acaso resolvemos almoçar nesse lugar, fica na beira mar, estava cheio e o preço era bom, mas já no inicio do atendimento arrependi, quando chegou a comida então aff não indico.

Rei dos Mares - outra indicação que tivemos, mas foi decepção. O restaurante tem a parte da varanda, e interna climatizada, isso é bom, os preços são normais. Resolvemos pedir uma paella, demos azar, a cara da lagosta estava perfeita, muitos frutos do mar, mas na hora de cortar a lagosta, veio aquele cheiro de amônia, a cabeça até doeu de tão forte o cheiro, separamos a lagosta em um lado, o garçom percebeu e nos perguntou se estava alguma coisa errada com a lagosta, então falamos e ele disse que esse era o cheiro normal aff falando logo com quem come, conhece e adora uma lagosta, mas pediu uma nova, não adiantou veio da mesma forma e para completar no final falaram que o cartão estava com problema, isso é normal em fortaleza, falam que aceita cartão e na hora de pagar fala que está com problema, não aconteceu só uma vez. Não demos sorte em Fortaleza com restaurantes.

Boteco Praia - esse lugar salvou a reputação de Fortaleza, tirando os hotéis, isso foi o que valeu! O lugar é animado, fica lotado também, bem na beira mar. Interessante que eles ficam passando com mini porções dos tira gostos e você olha e vê se quer ou não, como se fosse um rodizio, achei legal porque da para variar e degustar coisas diferentes. Indico.

Jericoacoara:

Tortuga - No Tortuga tem show ao vivo todas as noites praticamente, ficava bem na rua da nossa pousada, fica lotado, o público é de jovens e o som vai até altas horas. Não tem muita variedade de comida, é mais bebidas, vários tipos de sucos e sanduíches!!! Ah é um bar familiar e o atendimento não é preparado para a lotação, então se quer comer algo, já chega e pede, porque demora e muito, isso quando não esquecem de fazer seu pedido.

Barraca de Praia do Alexandre - Jeri tem poucas barracas de praias, no máximo três e essa do Alexandre é a melhor para ficar durante o dia. Não cobram consumação mínima e os preços são bem normais, os banheiro super limpos, tem areia sempre que é impossível não ter em praia, mesas e cadeiras de madeira, ducha e bom atendimento.

Café Brasil - É um restaurante mais simples, mas a comida é gostosa, tomamos um açaí e comemos um sanduíche, estava tudo muito bom, lá diversos tipos de pratos, saladas, peixes e carnes, mas nada sofisticado.

Bar do Bigode - É o melhor custo beneficio de Jeri, o lugar é muito simples, mas a comida é uma delicia, melhor ainda que quem faz os passeios com o "Brad Pitt" o guia turístico, tem descontão no almoço ou jantar, com direito a um suco ou uma caipirinha grátis, fica bem no final do Beco do Forró.Nós pedimos o prato que vem lagosta, peixe e camarão, que vem arroz, feijão preto, batata frita e vinagrete de acompanhamento, por somente R$60,00, tudo é feito na brasa, os acompanhamentos é tudo novinho, fica sempre cheio também, mas também tem mosquitos, mesmo com muitos ventiladores, mas isso tem em todos os restaurantes durante o dia.

Pimenta Verde - Muito indicado pelo tripadivisor, realmente é um bom restaurante, almoçamos o prato indicado pela garçonete, camarão ao molho de catupiri e pimenta verde, muito bom mesmo, vem muito bem servidor e os camarões são grandes, mas como lá é bem pequeno, mesmo colocando mesas do lado de fora enche rápido e sempre tem fila de espera, a comida é sempre feita na hora, indico.

Tamarindo - O melhor de todos os restaurantes de Jeri, os donos são paulistas, tem um pé gigante de tamarindo na área do restaurante que tem boa parte do seu espaço ao ar livre. Fomos janar lá dois dias, comemos, peixe com rosti de macaxeira, moqueca de lagosta, macarrão com frutos do mar, todos pratos muito bem feito e bem servidos, só o vinho que é um preço mais caro, tem também pizza e outras variedades.

Leonardo Da Vinci - O pior restaurante, o dono é um chef italiano e sua mulher brasileira, não indico. Atendimento péssimo, o garçom não conhecia os pratos da casa e não sabia nada dos vinhos. Fizemos nosso pedido, pratos individuais, um de macarrão com frutos do mar que veio parecendo uma sopa e meu namorado um peixe com legumes, os pratos levaram menos de 5 minutes pra chegar e vieram frios, ou seja, já estavam prontos e não tiveram nem o trabalho de esquentar, o restaurante engana pela aparência, o lugar é muito bem decorado, bem bonito além de ser italiano, nunca pensei em comer comida ruim de um chef italiano, decepção. Muito caro também, vinhos que em BH custam 40,00 em restaurante lá custava 90,00.

Kase Sushi Bar - O melhor japonês que já comi, tudo muito fresco, fazem seu pedido na hora e como fica sempre cheio, a chance de ter algum peixe velho é mínima. Passamos na porta do restaurante voltando da praia, e a condição foi de jantar lá caso estivesse movimentado, então a noite fomos lá e tinha fila de espera, mas até que a fila foi rápida, estava lotado de estrangeiros. Os pratos são bonitos, saborosos e não é caro.

Sorveteria Gelato - Custamos a descobrir essa sorveteria, ela fica na praça, bem próximo do restaurante Leonardo Da Vince, é uma sorveteria italiana, com sabores diferentes de sorvete, uma delicia!!!

Cantinho da Tapioca - Como eu adoro uma tapioca, não podia deixar de experimentar a de Jeri. Esse cantinho é bem perto do restaurante japonês, tem tapiocas doces e salgadas, eu só gosto das doces, pedi então uma de Nutella, não gostei, estava grossa a massa, fria e gomenta, não achei boa não.

Passeios

Duna do Pôr do Sol - Todos os dias íamos caminhando e subíamos a Duna do Pôr do Sol, é muito lindo, parece que revigora as energias ficar ali parado esperando o sol se pôr, escutando o barulho do mar!!! Simples e lindo!!!

Velha e Nova Tatajuba - Este passeio é feito de buggy, uma aventura e tanto, o bugueiro sobe nas dunas mais altas com a gente no caminho até Tatajuba. Chegando na velha Tatajuba tem uma senhora que fica lá contando a história que as dunas cobriram a cidade e as pessoas tiveram que se mudar e formaram então a nova Tatajuba, que é uma cidade normal, alguns quilômetros de Jeri, tem também um artesanato pra comprar e só.

Mangue Seco - Mangue seco é no caminho indo para Lagoa torta, então passa por lá de qualquer  maneira. Atravessamos um rio, com água verdinha, lindo, em uma balsa, é bem rapidinho e já estamos no mangue seco, muitas árvores secas, a paisagem é bem bonita do contraste das dunas com as árvores secas e o mar.

Cavalo Marinho - Amei esse passeio,fomos até o local onde a gente vê o cavalo marinho de buggy, descemos e entramos em uma canoa com umas 10 pessoas, e o remador com um pau vai empurrando a canoa até ele ver um cavalo marinho, eles ficam pregados nas raízes das árvores que ficam embaixo d'água, pois na beirada do rio é tudo mangue, lotado de caranguejo! Então o remador quando via um cavalo marinho maior, ia com a garrafa pet de refrigerante e pegava ele para tirarmos foto e ver de perto, demos muita sorte que conseguimos pegar um cavalo marinho vermelho e o remador disse que eles são muito difíceis de achar porque a sua cor atrai os predadores! A natureza é perfeita, lindo o passeio.

Lagoa Torta - A famosa lagoa das redinhas rsrs pena que as lagoas estão bem baixas devido ao grande tempo que não chove em Jericoacoara. Fomos de buggy até lá e voltamos após o almoço, eu não animei almoçar lá, não achei muito limpo o lugar além de ter muitos caramujos na bera da lagoa, fiquei com medo de ter alguma doença então só deitamos na redinha para tirar foto e não ficamos dando boeira na água, mas tinha muita gente. Depois até pesquisei na internet e os caramujos que estavam lá não pareciam com os transmissor da esquistossomose, mas mesmo assim, eu não arriscaria.Dizem que na época de chuva, as lagoas ficam lindas, vou voltar lá ainda para ver isso!!!

Caminhada até a Pedra Furada - Fizemos a caminhada até o cartão postal de Jericoacoara, A Pedra Furada, o pessoal sai para caminhada de frente do Bar do Bigode, por volta de 17hs que o sol já está mais baixo. A caminhada dura em média 50 minutos pra ir e 50 pra voltar e é muito tranquila, é cada paisagem que vimos no caminho que vale muito a pena!!! Quem não quer caminhar ou na volta ficar com preguiça pode usar as charretes, mas é bem tranquila a caminhada. Só achei ruim o fato de ir muita gente, porque na hora de tirar uma foto bem na frente da pedra sem ninguém aparecer é bem difícil. A caminhada também pode ser feita na parte da manhã bem cedinho.

Essa foi mais uma das minhas viagens e espero que tenham gostado das dicas!!!! Não deixem de conhecer esse paraíso natural brasileiro!!!!