quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Florença, Firenze- Toscana, Itália

Continuando então a minhas férias na Itália, seguimos para Florença ou Firenze, como preferirem!!!
Fomos de ônibus até Florença, foi até uma boa ideia para aproveitar a paisagem, mas tem o lado ruim do ônibus ir parando muito. 
Como ficamos hospedados próximo da rodoviária, deu pra ir andando, tudo para economizar uns euros. Ficamos somente dois dias em Florença, mas acho que foi o suficiente, a não ser que você queira entrar em todas igrejas e museus, aí tem que ficar mais mesmo. No dia da chegada, deixamos as malas no hotel e fomos andar, conhecer os principais pontos turísticos. No segundo e último dia, deixamos nossas malas no maleiro da estação de trem e fomos conhecer um outro lado da cidade e almoçar antes de irmos embora para Veneza.
Florença é muito bonita, também tem o seu Duomo como em praticamente todas cidades da Itália e que por sinal é surpreendente, não dá pra acreditar na construção dessas gigantescas catedrais, as estátuas, galerias e a famosa Ponte Vecchio, mas Siena ainda é minha preferida.
Florença têm muitos ambulantes nas ruas, até que isso é normal na Itália, mas em Florença é mais, vimos muitos correndo do "rapa" como e dito no Brasil, quando a policia chega e recolhe a mercadoria dos que ficam vendendo bolsa, telas, relógios, etc e não possuem licença para tal, muitos escapam, como também muitos são pegos e se quer questionam os policiais, ou tentam agredir, correr, ao contrário, ficam parados de cabeça baixa, lá respeito é pouco pela policia. 

Vamos então às dicas:

Hospedagem

B & B Maison Bianca: Hospedagem simples, mas de ótimo custo beneficio, principalmente se for por poucos dias.Quarto grande, com ar condicionado, TV e frigobar. Deve-se observar quando reservar porque tem quarto com banheiro e também quartos sem banheiro, e neste último caso é necessário dividir o banheiro com outras pessoas. A vantagem é que são poucos quartos sem banheiro, então acho que se for ficar poucos dias, isso não é algo que atrapalhe muito e o banheiro fica sempre limpo. No nosso caso, reservamos quarto com banheiro mas, ao chegarmos não tinha mais, aí pagamos um valor bem menor pela falha, não criamos muito caso porque ficaríamos somente 2 dias, se fossem mais dias, acho que eu não animaria compartilhar o banheiro. A localização é boa, mas não fica muito próximo aos pontos turísticos, a uns 15 minutos de caminhada da estação de trem.

Restaurantes




Difícil é escolher em qual ir, são tantas opções!!! Vou falar dos principais que fomos e que são realmente diferenciados.
  






Vineria Il Chianti

Localizado na parte nova do Mercado Central de Florença, é uma opção pra quem quer tomar um vinho e comer uns embutidos e se quiser também levar umas garrafas pra mais tarde!!!

Trattoria Al Trebbio

Neste lugar comi a melhor lasanha da minha vida, sempre que lembro minha boca enche de água! Restaurante tradicional de Florença com um cardápio maravilhoso. Além da lasanha, experimentamos o ossobuco e a parmegiana (berinjela com presunto e queijo). Lá tem também a famosa bisteca Fiorentina. Ótima comida e ótimos preços, além do perfeito atendimento.


Principais Pontos Turísticos

Florença tem muito mais pontos turísticos do que os que vou falar aqui, além dos inúmeros museus que eu não tive oportunidade de ir devido ao tempo que fiquei lá, mas acho que fui nos mais conhecidos!

Ponte Vecchio

Localizada sobre o rio Arno, é famosa por ter várias lojas de jóias ao longo da ponte e o incrível que as portas das lojas são de vidro e elas não acordam arrombadas. Assim como em Paris, também há cadeados pendurados nas grades, tudo em nome do amor. Eu não comprei nada nas lojas, mas até quem não vai comprar vale a pena o passeio e se contentar em ver aquele tanto de joias.

Mercado Central (Mercato Centrale)

Eu achei fascinante o Mercado de Florença. A ideia de ter em um mesmo mercado a parte tradicional de um Mercado Central, com as vendas de matérias primas, frutas, verduras, plantas e demais coisas tipicas da região, tem também o segundo andar com uma estrutura fantástica de restaurantes e até um mini Eataly . Nós demos muita sorte e chegamos em Florença no dia da Final da Champions League entre Barcelo e Juventus, e o mercado estava lotado, nos sentimos italianos no meio de tanta gente torcendo, comendo e tomando vinho!!! A variedade de comidas é tanta, vai de comida vegana, vegetariana aos embutidos, pizzas, massas e etc, que ficamos sem saber o que comer, então experimentamos da pizza, dos salames e demais embutidos, e sorvete, além do chop e claro do vinho que foi o local e tradicional Chianti. Esse é um lugar que não pode deixar de ir, nós passamos a tarde toda lá!!!!


Duomo - Catedral

A Catedral de Santa Maria Del Fiore é o Duomo de Florença. Falam que ela pode acomodar até 30 mil pessoas. Realmente é uma construção gigantesca e linda nos detalhes. Não dá pra imaginar como foi feita com tanta perfeição e detalhes minuciosos a tantos séculos atrás. Uma parte do Duomo estava em reforma, a Itália preocupa muito com a manutenção de seus monumentos históricos. Não entrei na Catedral também porque era uma fila e tanto e não animei ficar esperando no sol!!! Dá para avistar o Duomo de vários pontos de Florença, é muito belo e impactante!!!



Galleria Degli Uffizi

Uma das maiores atrações turísticas e o mais famoso museu de Florença, além de ser um dos mais antigos e famosos da Itália, onde se encontram diversas obras de arte! A galeria é dividida em diversos ambientes, onde se encontram estatuas, esculturas, pinturas, todos de diversos artistas, incluindo Leonardo da Vinci e Michelangelo. A dica é comprar a entrada pela internet com o horário agendado para pegar somente uma fila, caso contrário terão que pegar fila para comprar e para entrar.Na parte da manhã fica mais cheio, como fui a tarde estava bem tranquilo a entrada. A Galeria é gigantesca, com muito sobe e desce de escadas. Para quem tiver muita fome dentro da Galleria tem um restaurante que por sinal possui um vista belíssima de Florença.


Santa Maria Novella 



É uma das praças de Florença que possui também uma Igreja do mesmo nome. Lá fizemos uma parada para descansar da caminhada e tomamos um chop até a hora de pegar o trem na estão que tem o mesmo nome da igreja e da praça.



Palazzo Pitti 

Não conhecemos por dentro mas é aberto ao público, não nos interessou muito enfrentar a fila para conhecer a parte interna, mas a construção é belíssima e deu para apreciar por fora!

             

Palazzo Vecchio 


Localizado na Piazza della Signoria, é a sede da prefeitura de Florença e acolhe também um museu dentro com entrada gratuita. Logo na entrada tem duas esculturas e uma dela é de Hércules e Caco, que chama bastante atenção!!! Essa praça é enorme e além do Palazzo Vecchio, fica uma multidão andando de um lado para o outro, é gente do mundo todo!!!




Florença, assim como outros locais da Itália, vou ter que voltar porque o tempo nunca será suficiente para conhecer tudo que existe de cultura e gastronomia!

Próxima parada Veneza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário