sábado, 19 de janeiro de 2013

Arraial D'ajuda - BA

Fui para Arraial D'ajuda dia 05 de janeiro em voo de 00:30 direto de BH para Porto Seguro, uma hora certinha que dura a viagem, é ótimo. Chegamos em Porto Seguro as 00:30 porque lá não tem horário de verão e passamos a noite no Hotel Estalagem em Porto Seguro, porque fizemos a reserva na Pousada Fragata em Arraial e a mesma cancelou nossa reserva um dia antes de chegarmos, ou seja, nunca reservem com essa pousada, ela pode te deixar na mão, mas o Hotel Estalagem é bom, como só íamos passar a noite não exigimos muito, mas pra quem vai ficar em Porto, é um Hotel bem longe, escolhemos ele pra passar a noite porque fica no caminho entre o aeroporto e a balsa.Seguindo a viagem, pegamos a balsa e seguimos para Arraial.
Arraial é lindo, sol brilha todos os dias no verão e o céu é mais que azul!!!! Tenho muitas dicas, vamos lá!

Pousada La na Magia

Como sempre fizemos nossa reserva pelo booking.com, ficamos hospedados na pousada La na Magia, é um pousada pequena, com apenas 11 quartos, não possui piscina, é muito simples, quartos pequenos, pra solteiro, casal ou pra mais pessoas, com ar condicionado, ventilador e frigobar, o café é normal, tem o que tem normalmente em toda pousada, frutas, ovos mexidos e quitandas, mas o preço é excelente pois sua localização é perfeita, ótimo custo beneficio, fica na rua atrás da rua principal Mucugê, bem perto do Beco das Cores. A pousada é de um inglês que se casou com a brasileira e montaram a pousada, são muito atenciosos.

Hostel Maloca

Como na pousada La na Magia não dava para ficarmos todos os dias da viagem, depois do décimo dia fomos para o Hostel Maloca, nem parece hostel, parece uma pousada comum com quartos de todos os tipos, para muita ou pouca gente, os quartos são grandes, possuem ar condicionado e frigobar, tem piscina, e churrasqueira como área de lazer, mas fica bem mais distante do movimento da rua Mucugê, é um pouco mais cara também que a La na Magia, quase o dobro o valor da diária.

Praias

Mucugê

Não ficamos nenhum dia na praia de Mucugê porque é onde tem as piores barracas, a praia lotada de algas marinhas, e não muito higiênica  mas pra quem gosta de muvuca vai gostar de lá, muitas pessoas não conhecem e acabam ficando por lá porque é a primeira e mais perto, mas se fizer uma caminhada para a direita verá que tem praias melhores, mais limpa e com barracas de praias mais sociáveis e organizadas.

 Pitinga

Todos os dias caminhávamos até a praia de Pitinga, é a melhor praia, não tem algas e tem a melhor barraca de praia de Arraial, é uma caminhada de 40 min. partindo da pousada, pode ir de carro também ou de vã, mas aproveitávamos para fazer a caminhada do dia pela praia, passa bem rapidinho porque de manhã a maré fica bem baixa. 

Barraca de Praia

Flor do Sal

Localizada na praia de Pitinga, Flor do Sal é de um mestre culinário argentino, é uma barraca diferente, com jardins, coqueiros, castanheiras que dá uma sombra natural nas mesas, banheiros sempre limpos,  a culinária é maravilhosa, vários tipos de saladas, sanduíches, peixes, drinks diversos, parece q estamos em um restaurante fino com preço de barraca de praia, outro 

diferencial é que cada mesa com suas espreguiçadeiras ficam uns 2 metros de distância uma da outra. Se quer ficar nessa barraca de praia tem que acordar cedo e chagar lá no máximo 10:30, isso em janeiro, fora de temporada deve ser mais tranquilo, além das mesas na areia, tem mesas no deque e um lounge, vale a pena a caminhada até a barraca pela praia que dura uns 40 min. ou se não animar andar, poder ir de carro também. Em alta temporada é cobrada uma consumação minima de 50,00 reais por pessoa nas mesas que ficam na areia e 30,00 reais pra quem ficar no deque e no lounge, mas vale a pena, pela qualidade, fora de temporada acho que os valores são menores. Ficamos quase todos os dias na Flor de Sal, é a melhor barraca de praia que já fiquei. Aceita cartão.

Faria

Ficamos somente um dia na Barraca do Faria, lá tem um pastel crocante de camarão delicioso, fica ao lado da Flor do Sal, não tinha mesa lá aí fomos pra Faria e comemos esse pastel, ficamos lá por pouco tempo. Aceita cartão.

Parracho

Parracho também é uma barraca mais arrumadinha e tem muitas festas, é mais próximo da praia do Mucugê, bem antes de chegar na Flor de Sal em Pitinga. Aceita cartão.

Bares e Restaurantes 

Restaurante São Jorge


Se você quer comer uma moqueca baiana esse é o lugar, muito bom e com preço bom também, fica na rua da Igrejinha, restaurante tradicional, que a anos sai como indicação de restaurante no Guia Quatro Rodas. 






Ainda tem vários sabores de doces e licores da região para saborear a vontade e sem custo!!! Não aceita cartão.

Restaurante Portinha 

Restaurante self servive, muita variedade de saladas, frutos do mar, carnes,massas, doces e etc. Localizado bem na Rua Mucugê.

Pizzaria Pitanga

A melhor pizza do arraial, fica sempre lotada, localizada no Beco das Cores, Rua Mucugê. Servem também outros tipos de massas. Recebeu esse nome porque em frente tem um pé de pitanga. Aceita cartão.

Les Terrasses Du Valentino

Localizado após a Igrejinha em uma rua bem discreta, bem no fim. O restaurante tem uma vista maravilhosa da varanda e tem lagosta por apenas 56,00 reais 1 kg de lagosta, é um achado, é parada obrigatória pra quem visita Arraial, tem outros peixes também e massas. Restaurante indicado pelo Guia Quatro Rodas.


Único ponto negativo é que tem muito pernilongo, então use repelente. Não aceita cartão, somente cheque ou dinheiro.

Tapiocas com Arte

Eu comi poucas tapiocas na minha vida, mas essa foi a melhor tapioca de coco com leite condensado que já comi, único sabor que sempre como, mas é muito boa de verdade. Também fica no Beco da Cores. É um lugar novo de tapioca, bem no final do beco, espero que dure! Aceita cartão.

Sorveteria Fior di Latte

Melhor sorvete de arraial, tem várias sorveterias, mas essa é a dos melhores sabores!!! 

Beco das Cores

Como o nome mesmo diz é um beco na Rua Mucugê com bares, creperia, pizzaria e Tapiocaria, restaurante japonês... Em alta temporada tem show todos os dias, dua bandas tocam no beco até 00:00 (meia noite), não tocam bandas de axé, somente rock nacional e internacional, samba, MPB. 

Passeios

Trancoso - é bem pertino de arraial e tem vãs que levam lá
Praia do Espelho - é mais longe, melhor alugar carro ou ir com agência de turismo
Caraiva - é mais longe de todos, com aldeias indígenas, bom ir com agênica de turismo
Eco Park - em Arraial mesmo

Observações

Caixas Eletrônicos  Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa. Não tem caixa do Santander e somente um caixa eletrônico 24hs que fica em uma farmácia na Rua Mucugê mas que sempre está estragado, então se você possui conta nos bancos que não possuem caixas eletrônicos  vá com uma boa reserva de dinheiro, pois pode ter problemas com saques.

Possui várias farmácias, mercados, agências de passeios turísticos, locadoras de carro, câmbio, lojas diversas de roupas, biquíni, souvenir e outros.